domingo, 15 de fevereiro de 2009

Projeto Leseira baré apresenta as primerias etapas para criação de associação de usuários do serviço de saúde mental do CPER, com a meta de inserção social através do trabalho baseado na economia solidária, a importância de ações como esta estão nas palavras de Pedro Gabriel:
“ ...a reforma psiquiátrica não é apenas o desafio de acabar com manicômios e criar outros serviços. É, também, extrair a positividade naquilo que é visto apenas como negativo. Aí, a questão das oficinas de geração de renda, a inclusão social pelo trabalho, as cooperativas, são instrumentos extremamente eficazes. Se pensarmos uma experiência internacional como a italiana, veremos que o trabalho das cooperativas sociais e das empresas sociais foram experiências cruciais para que, nas regiões da Itália, onde a reforma italiana deu certo, tais iniciativas pudessem se consolidar, aos olhos da opinião pública, como experiências positivas e muito bem-sucedidas".
Ou ainda no discurso proferido por Paul Singer sobre S a ú d e M e n t a l e E c o n o m i a S o l i d á r i a : I n c l u s ã o S o c i a l p e l o T r a b a l h o (2005) no qual cita Pedro Gabriel
..."Creio que, até por esta visão que a economia solidária traz de travar este debate [...] com essas condições adversas do mercado, que é um mercado que não inclui, mas exclui, entre a economia solidária e a reforma psiquiátrica há uma vocação cooperativa inevitável. [...] O fundamental é que ambos nascem de uma matriz comum [...] nessa vontade de mudar a sociedade, de modo que ela possa ser uma sociedade mais generosa, mais inclusiva, mais solidária etc. Essa é a matriz que nos interessa. Na verdade, a reforma psiquiátrica não é uma tecnologia de montar serviços de saúde mental, mas um movimento social de transformação profunda e de fato das concepções sobre a loucura e sobre a diferença.”
Disponível em http://www.saude.gov.br/bvs
Oficina para confecção de salgados e doces para lanchonete com Luciano Rios.

Aprendizagem do grupo em curso no SENAI


Grupo de usuários do CPER com professora.
Sra. Terezinha( professora do SENAI) ministrou o curso "Doces e salgados" para grupo de usuários do CPER, trabalho acompanhado por Otamires Barbosa.

Anne Louise Machetti, psicóloga voluntária e colaboradora do projeto,acompanha o grupo na fase de estruturação e implantação da lanchonete.

Rosangela Aufiero, psicóloga do CPER, idealizadora do projeto

Luciano Rios, geógrafo voluntário, empresário do ramo de alimentação,faz terinamento com o grupo em ações de trabalho dentro da lógica da economia solidária.

Otamires Barbosa, Administradora voluntária, idealizadora do projeto.

Nenhum comentário: