segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Inserção social através do trabalho


Atualmente a discussão sobre reforma psiquiátrica não está mais restrita a implantação de serviços substitutivos, mas pensar e criar ações que viabilizem a inserção social dos usuários do serviço de saúde mental. Entre eles está o trabalho, uma vez que parte significativa desses usuários são pessoas de baixa renda ou estão fora do mercado formal de trabalho.
Em 2004, a Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde iniciou, em todo o país, o mapeamento de projetos ligados a geração de trabalho e renda, nos âmbitos municipais e estaduais, que visam à inclusão social de pessoas com transtornos mentais e/ou com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O que culminou na publicação da Portaria Interministerial n° 353/2005, entre o Ministério da Saúde e de Trabalho e Emprego, que instituiu o Grupo de Trabalho de Saúde Mental e Economia Solidária. O principal objetivo é discutir e implementar as ações voltadas para inclusão social das pessoas que precisam de cuidados em saúde mental.
O projeto Leseira baré desenvolve atualmente duas oficinas voltadas para inserção social através do trabalho, em andamento nas dependências do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, no ambulatório Rosa Blaya. O trabalho é desenvolvido por psicólogos do serviço e profissionais voluntários na área da Psicologia, Administração e Geografia:
1-Oficina protegida de artesanatos: os usuários são convidados a aprenderem a customizar sandálias, camisas, confeccionar chaveiros, etc. A renda recebida pelos pacientes é por produção.
2-Lanchonete protegida: O trabalho é desenvolvido dentro da lógica da Economia solidária, os usuários preparam os alimentos e vendem na dependência da instituição psiquiátrica.

A equipe envolvida:
Rosangela Aufiero – Psicóloga do CPER
Ane Louise Michetti – Psicóloga voluntária
Maria do Perpetuo Socorro Miranda – Psicóloga do CPER
Otamires Barbosa- Administradora voluntária
Luciano Rios - Geógrafo voluntário
Michele Della Pace - Psicóloga voluntária
Alessandra Inês Abreu- Psicóloga voluntária

Nenhum comentário: