quinta-feira, 7 de abril de 2011

Movimento baré

Movimento

Baré

em prol da Saúde Mental.



Já imaginou se você tivesse um surto psicótico e vivesse em uma cidade onde a maioria das instituições públicas, destinadas a te ajudar, encontra-se mal-estruturada e sucateada? Quase que abandonadas ao acaso? Ou ainda, tivesse um familiar com sofrimento psíquico, necessitado de acompanhamento, e que, para obtê-lo, você tivesse que entrar numa fila ainda na madrugada para poder conseguir a ficha, que lhe agendará para daqui a, no mínimo, três meses? Essa é a realidade vivenciada por 12% da população Manauara.

O modelo atual de atendimento na área de saúde mental do nosso município encontra-se desarticulado, sobrecarregado e ainda é baseado no modelo manicomial. Este último, indo de encontro ao modelo vigente hoje no país, não atende às demandas do público enfocado e nem oferece preparo adequado às pessoas prestadoras do serviço.

Manaus é a última capital brasileira a se mobilizar na direção do cumprimento da Lei 10216, a Lei da Reforma Psiquiátrica, instaurada em 2001. Esta lei preconiza a criação de uma rede de assistência básica em saúde mental através da implantação de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), residências terapêuticas (destinadas a ex-moradores de instituições psiquiátricas) e atendimentos de emergências em hospitais gerais, além de outras articulações com o sistema público de saúde. Para se ter uma idéia, o Estado do Amazonas conta com nove CAPS, quando seriam necessários, no mínimo, oito CAPS somente na capital.

A Saúde Mental é uma questão social que envolve a TODOS enquanto cidadãos, pois, está presente e influencia diretamente todas as áreas da vida – no trabalho, na educação, na vida em família e em sociedade. Cientes da situação atual da Saúde Mental no Estado do Amazonas e da importância da implantação da Lei da Reforma Psiquiátrica adequadamente, as ONGs Instituto Silvério de Almeida Tundis e Lezeira Baré se uniram para dar origem ao Movimento Baré em Prol da Saúde Mental.

Assim, convidamos você a um diálogo com um usuário do sistema de Saúde Mental e militante pró-reforma para conhecer melhor a temática. Desta maneira, esperamos que você se sinta sensibilizado a lutar conosco por melhores condições na área da Saúde Mental. Contamos com sua participação!

Participe da audiência pública para saúde mental !
Onde: Assembléia Legislativa do Estado
Quando: 18 de Abril de 2011
Horário: 9:00hs





Nenhum comentário: