sábado, 11 de setembro de 2010

Minha experiência com o grupo da Lanchonete Solidári@ção entre Amigas do C.P.E.R

O grupo está nesta atividade desde março de 2009, no empreendedorismo de Economia Solidária. Acompanho o grupo desde abril de 2010, achei fascinante em tão pouco tempo ganhar a confiança delas e acredito ser um fator muito importante para essa interação. Gostei tanto da experiência de estágio que hoje participo como voluntária.

Acompanhei o grupo em três atividades extra muro: A primeira ocorreu no auditório Zerbini da UEA, no qual venderam pizza; a venda não foi conforme o esperado, e no final do dia uma componente do grupo, entrou em crise, procuramos trabalhar o conteúdo conflitante com ela no local. A segunda foi a venda de kikão em festa junina no SESC, embora a venda tenha sido ótima, no início do trabalho houve conflito, por não conseguir manter a divisão das tarefas, o que culminou na desistência de uma das participantes . A terceira foi num clube particular a SBS – SESAU, localizado na BR – 174 / KM - 13, 5, com a venda de pizza e din-din, o trabalho transcorreu de forma tranqüila, a venda foi muito boa, não teve nenhum conflito, souberam trabalhar em equipe, conseguindo conciliar trabalho e lazer.

Recentemente eu as acompanhei no curso Sabor e Gestão do SEBRAE no período de uma semana. O primeiro dia foi tenso: duas participantes do grupo não almoçaram, estavam ansiosas com o curso e por volta das 15h uma passou mal, estava com tonteira e fraqueza, conversei com ela e disse que ficaria até o final da aula e quando essa hora chegou ela saiu tão rápido que nem a vi, quando me aproximei da parada ela estava na parada errada e meio desorientada quanto ao espaço, então fui até ela e disse que ali não passava o ônibus que a levaria para casa e teve certa resistência em ir para a parada certa, dizendo que não conseguia andar, sendo que estava em pé, eu disse que a acompanhava, então disse que tinha medo de atravessar a rua, eu disse que atravessaríamos na faixa de pedestre e como poderia ter medo se para chegar na parada que estava tinha atravessado fora da faixa e correndo, então peguei na mão dela e disse que a levaria para a parada certa e fiquei com ela até o ônibus passar e conduzi-la ao veículo, após fazer isso tinha outra do grupo que não estava conseguindo pegar o ônibus também, perguntei para onde ela iria e indiquei o ônibus certo para ela, no dia seguinte liguei cedo para elas perguntei como estavam e disse para não faltarem o curso e para não deixarem de almoçar.

O que achei interessante é que todas nós, a partir do segundo dia, levamos um pacote de bolacha ou algum salgadinho, para que todas pudessem fazer um lanche coletivo e breve, ninguém do grupo passou mal. Durante as aulas o grupo mostrou-se bastante participativo, seja para adquirir conhecimento ou trocar experiências. A turma era composta por aproximadamente 30 alunos de diversas áreas, os facilitadores do curso influenciaram muito para esse dinamismo acontecer, as aulas eram bastante interativas possibilitando que todo o grupo se conhecesse.

Hoje, conhecendo-as melhor, percebo que estão muito avançadas nesse trabalho/terapia, pois tomam decisões para a melhoria do grupo. Oriento-as no planejamento do trabalho, ensino informática (Windows – para que possam entender algumas funções do computador; Digitação – Ganhamos recentemente um programa para digitação, pois antes era feito de forma adaptada; Word – na elaboração de texto e formatação; Excel – para que possam fazer as listas do supermercado e tenham um controle dos gastos, o que é facilitado com as formulas que o programa fornece; Power Point – caso aconteça de elas tiverem o interesse de fazer alguma apresentação vão saber manusear; Internet - fazem pesquisa de texto, imagens entre outros e recentemente algumas delas criaram e-mail o que facilitará em mais uma forma de contato , além de tudo trocamos experiências, não sou só eu que as ensino, elas tem me ensinado muito.

Por Juliana Resende, estudante de Psicologia, em estágio voluntário.

Um comentário:

Késia disse...

Ju.
Li o relato de sua experiência, fico mto feliz por vc.
Sucesso na sua caminhada.
Sinto saudades do C.P.E.R
Bjus