sábado, 30 de agosto de 2008

O início de TUDO...


A arte tem um papel fundamental para com o ser humano que é o de reinterpretar a realidade, isolando contextos para nos fazer enxergar melhor aquilo que anestesiou o olhar por tanto ver, a ponto de não mais se ver.

Ao longo do processo civilizatório, as sociedades ocidentais, para canalizar a agressividade, têm desenvolvido rituais de sacrifícios que vão se modernizando ao longo do tempo: do sacrifício da vítima ao bode expiatório, esse modelo vai se repetir. Assim os mecanismos de exclusão são construídos. Os “anormais” precisam ser isolados para não contaminar os saudáveis. Sãos versus loucos.

O corpo em que ilusoriamente se pensa que habita uma voz versus as várias vozes num mesmo corpo: locuções. LOUCOSSÃO. A doença aponta para um ideal de sociedade que não foi alcançado por um indivíduo ou um grupo: os loucos se tornam uma foto em negativo, o avesso de indivíduos que a sociedade almeja, portanto, o que a sociedade prefere não ver e tem medo de nomear, pressentindo que o que separa a loucura da normalidade é um fio muito tênue.

2 comentários:

Marcos Manoel disse...

Que idéia GENIAL!!!

Rockson Pessoa disse...

lOUCOSSAO!!E nós também. Por acharmos que somos melhores que alguns poucos seres subjulgados. Loucossao - e o que fazemos nós. Que louco somos por ver tudo com passividade doentia, por olhar tudo com apatia aterradora e por cruzar os braços como incrédulos anormais...

Rockson Costa Pessoa