sábado, 19 de junho de 2010

ARTE NO CPER, A BUSCA DE UMA NOVA DIVERSIDADE EM MANAUS


RESUMO:

A Arte tem um papel fundamental na sociedade que é ajudar a interpretar a realidade, ressignificar experiências e dar voz para os excluídos. Compreende-se que o teatro é um instrumento tradutor da sociedade, a equipe de profissionais do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (C.P.E.R.) em Manaus, apoiados na experiência de 25 anos da atriz Socorro (Koia) Refkalefsky, funcionária da instituição, decidiu desenvolver um projeto artístico-cultural no espaço institucional e tem como destaque a oficina de teatro com a formação do grupo LoucoZencena. O teatro tem uma função simbólica, permitindo ao homem se expressar e ao mesmo tempo perceber significados atribuídos à sua vida, eterna busca por um equilíbrio com o meio em que vive, também nos oferece meios para libertação e a possibilidades de expressar novos papéis, permitindo trabalhar, atuar, falar, experimentar, criar e absorver. O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social de usuários do serviço em saúde mental, utilizando a linguagem artística e cultural, e desta forma sensibilizar a sociedade nos temas relativos à reforma psiquiátrica e à saúde mental. Ao mesmo tempo, provocar uma mudança no espaço institucional através de suas ações e de suas produções.

Palavras - chave: Reforma Psiquiátrica, Teatro, construção.



ARTE EN LA CPRE, LA BÚSQUEDA DE UNA NUEVA DIVERSIDAD EN MANAUS

Resumen:

El arte tiene un papel crucial en la sociedad es ayudar a interpretar la realidad, para readecuar las experiencias y dar voz a los excluidos. Se entiende que el teatro es una herramienta de traductor de la sociedad, el equipo de profesionales del Centro Psiquiátrico de Eduardo Ribeiro (CPRE) en Manaus, en base a la experiencia de 25 años la actriz de Socorro (Koia) Refkalefsky, un funcionario de la institución, decidió desarrollar un proyecto espacio artístico-cultural e institucional se destaca por un taller de teatro con la formación del grupo LoucoZencena. El teatro tiene una función simbólica, que permite al hombre de expresarse y al mismo tiempo, comprender los significados asignados a su vida, la eterna búsqueda de un equilibrio con el medio ambiente en que viven, también nos ofrece los medios para liberar y expresar las posibilidades de nuevas funciones, que le permite trabajar , actuar, hablar, experimentar, crear y absorber. El objetivo principal es promover la inclusión social de los usuarios de servicios de salud mental, utilizando el lenguaje del arte y la cultura, y por lo tanto hacer que la sociedad tome conciencia de las cuestiones relativas a la reforma de la salud psiquiátrica y mental. Al mismo tiempo, provocar un cambio en el espacio institucional a través de sus acciones y producciones.

Palabras clave : Reforma Psiquiátrica, el teatro de la construcción.


ART IN CPER, THE SEARCH OF A NEW DIVERSITY IN MANAUS

Summary:

Art has a crucial role in society is to help interpret reality to reframe experiences and give voice to the excluded. It is understood that the theater is a translator tool of society, the professional team at the Psychiatric Center Eduardo Ribeiro in Portuguese (C.P.E.R) in Manaus, based on the experience of 25 years actress Socorro (Koia) Refkalefsky, institution employee, decided to develop a project artistic-cultural and institutional space is highlighted by a theater workshop with the group's formation LoucoZencena. The theater has a symbolic function, allowing the man to express themselves and at the same time understand the meanings assigned to his life, eternal quest for a balance with the environment they live, also offers us the means to release and express possibilities for new roles, allowing you to work , act, talk, experiment, create and absorb. The main goal is to promote the social inclusion of service users in mental health, using the language of art and culture, and thus make society aware of the issues concerning the reform of psychiatric and mental health. At the same time, cause a change in the institutional space through their actions and productions.


INTRODUÇÃO

Acreditando que a arte e a cultura têm um papel transformador na sociedade e na vida de cada um, que se sente sensibilizado, a equipe de técnicos da instituição optou pela forma de inserção social via a expressão artístico-cultural dos usuários do serviço em saúde mental do CPER. E para tanto, conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas através do oferecimento produtos culturais.

O projeto Arte no CPER envolve várias ações desde exibição de peças teatrais, festival de filmes dentro da instituição até a formação de oficina de teatro que culminou na formação do grupo teatral LoucoZencena. O projeto e a coordenação da oficina de teatro conta com a experiência de vinte e cinco anos de trabalho da Atriz Socorro ( Koia) Refkalefsky na instituição psiquiátrica.

COMO TUDO COMEÇOU: A vivência da equipe.

Resgatar a cidadania, já distante ou quase esquecida dos usuários do CPER, foi a mola propulsora que nos levou a montar o projeto Arte no CPER. Queríamos sensibilizar o indivíduo através da arte, mexer com sentimentos adormecidos por anos de institucionalização. Ao mesmo tempo, mostrar cinema, teatro, fotografia e etc., enfim, balançar as estruturas institucionais. Como começar?

Resolvemos iniciar exibindo o festival de filmes de um minuto de produção local, de fácil assimilação, pois estariam assistindo na tela histórias parecidas com as suas, pessoas parecidas, vivendo em espaços iguais aos que eles vivem. Deu certo! No final, ouviu-se um “Ahhh..., já acabou? Que pena!” A partir daí, convidamos as pessoas para falar sobre o que haviam assistido. Todos falavam sobre os filmes, dando idéias para contar novas histórias, sugerimos que as colocassem no papel. A equipe recebeu um número volumoso de sugestões, começando dessa forma o grupo de arte.

Daí caminhamos para o grupo de teatro LoucoZencena que se propôs a montar um espetáculo de teatro, um filme, e uma fotonovela, com o tema “Um dia de atendimento no ambulatório Rosa Blaya”. Priorizamos técnicas do teatro do oprimido para montagem do espetáculo, sem deixar de incluir outras técnicas teatrais quando necessária. Para a equipe, o importante do trabalho é o processo: trabalhar projeção vocal, expressão corporal, canto, memorizar textos, dividir dificuldades e facilidades. É isso que importa, o tempo é relativo.

É importante acreditar que a arte tem um papel de suma importância para transformar a sociedade mais sensibilizada sobre o sofrimento psíquico. Portanto, é importante desenvolver espaços para que essas pessoas despertem o interesse pela arte, tais como oficinas teatrais e cinema.


AUTORAS:
Edinalva Carvalho de Souza
Rosangela Aufiero
Socorro (Koia) Refkalefsky




LoucoZencena tá na rua...

A emoção do público  diante do espetáculo


A UNINORTE recebe a companhia artística LoucoZencena

Ensaio antes da apresentação

"Quando Bispo do Rosário surtou eu cantei pra ele".
Raimundo Nonato Alexandre

domingo, 6 de junho de 2010

Projetos com apoio do Ministério da Saúde

Em 2009, dois projetos do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro foram escolhidos para receberem financiamento do Ministério da Saúde através da Coordenanção nacional de saúde mental, foram:
Lanchonete solidári@ção entre amigas e Inserção social através da arte digital, ambos tem como o objetivo principal a re-inserção social através de trabalhos de geração de renda e artístico.
O dinheiro disponibilizado para os projeto levou exatamente seis meses para ser liberado, a burocracia da máquina estatal, entre outros, contribuiram para o atraso.
Durante esse processo de construção e implementação dos projetos contamos com o apoio: John Elton Santos, Luciano Rios, Socorro Refskalefsky, estagiários de psicologia da Fametro Abisalão e Danielle, participantes da Lanchonete solidári@ção entre amigas.
O trabalho com saúde mental,  no Amazonas, muitas vezes se constitui em um exercício de superação de dificuldades do que inovação de técnicas de intervenção.